Muito se fala em transformação digital e disrupção. Estes dois termos estão ligados intimamente com a indústria 4.0, que nos últimos 15 anos vem literalmente transformando nossas vidas de forma exponencial.
Desde de quando comecei a me interessar mais profundamente sobre o tema inovação, já li pelo menos três a quatro livros sobre o tema, além de diversos artigos. A maioria deles falam do processo de construção de uma startup, desde o seu início, com promissores jovens no comando, ideias super inovadoras que devastaram o mercado. Alguns falam sobre as inovações trazidas pelas grandes empresas de informática como IBM, Microsoft, Apple e Google. Porém Transformação Digital: Repensando o seu negócio para a era digital, escrito por David L. Rogers, traz a visão de empresas que foram ameaçadas pela entrada de novos concorrentes, muitos deles proveniente de fora de seu mercado de atuação, e que tiveram duas opções: ou repenso nosso negócio ou morro como aconteceu com diversas outras.
O livro apresenta cinco domínios que as empresas precisam se atentar na jornada de se tornarem ou não, digitais: clientes; competição; dados; inovação; e valor. Por fim ele mostra os conceitos de disrupção, o que faz o leitor pensa se a empresa onde trabalho é mesmo inovadora e disruptiva.
A grande sacada do livro são as definições de inovação e disrupção nos dias atuais, que estão mais envolvidas com novos modelos de negócios do que a criação de um novo produto ou serviço.
Cada um dos domínios possui termos estratégicos, conceitos-chaves e o mais importante, ferramentas que ajudam os tomadores de decisão a identificarem qual o melhor momento para mudar o foco do negócio.
Espero que gostem da dica. É uma leitura que vale a pena!
Comments