Autor: Klaus Schwab
Editora: Edipro
Número de Páginas: 159
Ano: 2016
Muitas pessoas têm incertezas sobre questões futuras relacionadas a trabalho e profissões. Desde o início da humanidade, nós tivemos que lidar com um ciclo de surgimento e desaparecimento de inúmeras profissões. Hoje se fala muito que com a tecnologia existente, diversas profissões irão desaparecer e muitas pessoas que não estão preparadas para isso irão sofrer com estas mudanças.
Creio que isso sempre aconteceu em qualquer época da humanidade, cabe a nós nos prepararmos e sempre se esforçar para que possamos superar todos os obstáculos existentes. Cabe também a governantes ajudarem, não só financeiramente, mas com educação para o futuro, fomentando a criação de cursos profissionalizantes relacionados à essas mudanças que vem ocorrendo. A diferença é que hoje o dinamismo destas mudanças é muito maior que nas décadas de 80 e 90 e anteriores.
Em seu livro publicado em 2016, Klaus Schwab, economista e engenheiro, mostra que estamos passando e as previsões de mudanças até 2025. A Quarta Revolução Industrial é diferente de tudo que a humanidade já experimentou em termos de velocidade de mudanças e na criação de novas tecnologias relacionadas à internet, sensores, computadores, saúde e comunicação. Tudo em um mundo extremamente conectado 24 horas por dia.
O livro, dividido em apenas 3 capítulos, que apontam todas as vantagens e desvantagens dessa revolução, além de nos alertar que é necessário se preparar, intelectualmente, profissionalmente e cognitivamente para estas mudanças, e que temos que ter em mente que possui mais volta.
O livro também traz 23 previsões sobre mudanças tecnológicas que estamos vivendo e ainda vamos vivenciar até 2025 apontando diversas mudanças para nosso dia-a-dia, tanto no campo pessoal quanto no profissional.
O importante é lembrar que estas mudanças são parte do ciclo de vida que o ser humano está inserido desde de seus primórdios. É um movimento que sempre irá acontecer onde profissões surgirem e outras desaparecem. Cabe a nós não reclamar de tudo e sim lutar para adquirir novas habilidades, competências e conhecimentos para nos prepararmos para as mudanças e seguir enfrente!
Comments