Aquisição do Conhecimento Para a Construção de Ontologias
- Murillo Lima
- 23 de jun. de 2021
- 4 min de leitura

As atividades que envolvem a Aquisição do Conhecimento na construção de Ontolgoias são fundamentais. Entretanto, estas atividades, carecem de metodologias de execução confiáveis, tanto para a extração do conhecimento quanto para a representação cognitiva pelos agentes envolvidos (sejam os especialistas de domínio ou os profissionais da informação), ou seja, o registro do conhecimento é uma barreira existente nesse processo (COELHO; ALMEIDA, 2012, 2015).
A Aquisição do Conhecimento é um método utilizado desde os anos 80, quando surgiram os primeiros estudos com sistemas computacionais, referindo-se como o conhecimento produzido por especialistas de um domínio pode ser representado usando sistemas computacionais (COELHO; ALMEIDA, 2015). Já nos anos 90, esse tipo de atividade estava ligado às práticas de Gestão do Conhecimento, sendo integrada a um grupo de estratégias pioneiras que buscaram capturar, o conhecimento individual, e converter em conhecimento organizacional. Muitos exemplos históricos podem ilustrar a marcante evolução dos sistemas, técnicas e/ou máquinas utilizados para a recuperação da informação, desde as mais primordiais até as mais modernas formas, transformando a recuperação da informação em um processo altamente interativo, das bases documentais para as bases de conhecimento em diversas formas (SARACEVIC, 1996).
Assim, diferentes definições, teorias e técnicas podem ser encontradas na literatura sobre a Aquisição do Conhecimento, porém, o tema recai sobre diversos campos de pesquisa, a Psicologia, a Semiótica e a Linguística (MENDONÇA et al., 2012; COELHO; ALMEIDA, 2015). Dehghani e Akhavan (2017) definem a Aquisição do Conhecimento como processo de extrair, estruturar e organizar o conhecimento de diversas fontes, tais como especialistas, ou ainda, o processo de acessar e absorver o conhecimento de forma direta ou indireta por meio de interação com a fonte conhecimento. Já Postolache (2016) aponta que a “Aquisição do Conhecimento é uma metodologia sistemática, que envolve a apresentação de processos, procedimentos e passos que surgem através de uma proposta de Aquisição do Conhecimento”.

Segundo Shu, Qian e Xie (2019) a Aquisição do Conhecimento é o processo de extrair conhecimento útil de um conjunto de dados (conhecimento especializado) para obter conhecimento relevante a um domínio para consequente construção de um sistema baseado em conhecimento.
Uma definição voltada para a criação de ontologias é indicada por Dehghani e Akhavan (2017, p. 494), ao afirmarem que “é o processo de reunir conhecimento sobre um domínio, geralmente de um especialista, e incorporá-lo a um programa de computador”. Este processo é referente a uma das etapas do processo de construção das ontologias, quando o conhecimento é extraído dos especialistas de domínio. É importante que especialistas com grande conhecimento do domínio estejam dispostos a contribuir na construção do conhecimento de forma clara e coesa. Assim por meio do seu profundo conhecimento, é possível coletar, registrar, analisar e validar as informações levantadas (DEHGHANI; AKHAVAN, 2017).
Por essa característica, a Aquisição do Conhecimento é considerada por muitos pesquisadores uma importante ferramenta, uma vez que os especialistas possuem diferentes tipos de conhecimento que podem ser extraídos por diferentes técnicas.
Em ontologias, esta etapa é pouca estudada, o que pode ser comprovado pelo baixo número de publicações, ainda que o assunto seja de grande relevância (COELHO; ALMEIDA, 2012; SHU; QIAN; XIE, 2019). Quando se busca por trabalhos sobre o tema nas bases de dados, encontra-se muitos trabalhos voltados para Aquisição do Conhecimento relacionada à aprendizagem escolar, ou um conhecimento geral sobre um determinado assunto.
Diversas técnicas podem ser utilizadas para se extrair conhecimento especializado. Técnicas como podem ser utilizadas como apontados no quadro abaixo:

Esta é uma fase de muito aprendizado sobre um campo de pesquisa e muito importante que não deve ser nunca negligenciado. Deve se investir em tempo e em um especialista que entenda que tanto esta fase quanto o projeto de ontologia podem trazer benefícios para sua organização, fazendo com que a aderência deste especialista a fase de Aquisição do Conhecimento seja maior.
É importante também que se realize mais pesquisas sobre o assunto. Um número maior de publicações referente a uma fase muito importante no processo de construção de ontologias poderá ajudar na criação de metodologias melhores, diminuindo o número de erros na elicitação do conhecimento.
Referências
COELHO, Kátia Cardoso; ALMEIDA, Mauricio B. Representation of Biomedical Expertise in Ontologies: a Case Study about Knowledge Acquisition on HTLV viruses and their clinical manifestations. Proceedings of the 15th World Congress on Health and Biomedical Informatics, p. 5, 2015a.
COELHO, Kátia Cardoso; ALMEIDA, Maurício Barcellos. Aquisição de conhecimento para construção de ontologias: uma proposta de roteiro metodológico aplicado ao contexto da hematologia. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 17, n. 35, 18 dez. 2012. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/19175>. Acesso em: 2 mar. 2020.
COELHO, Kátia Cardoso; ALMEIDA, Maurício Barcellos. Representation of Biomedical Expertise in Ontologies: a Case Study about Knowledge Acquisition on HTLV viruses and their clinical manifestations. oceedings of the 15th World Congress on Health and Biomedical Informatics, p. 5, 2015b.
DEHGHANI, Maryam; AKHAVAN, Peyman. An experimental investigation of knowledge acquisition techniques. Journal of Management Development, v. 36, n. 4, p. 493–514, 8 maio 2017.
MENDONÇA, Fabrício M et al. Knowledge Acquisition in the construction of ontologies: a case study in the domain of hematology. International Conference of Biomedical Ontologies, p. 5, 2012.
POSTOLACHE, FLORIN. ONTOLOGY TOOL FOR KNOWLEDGE ACQUISITION IN A VIRTUALISED ICT INFRASTRUCTURE. “Scientific Bulletin”" Mircea Cel Batran"" Naval Academy", v. 19, n. 1, p. 484–489, 2016.
SARACEVIC, Tefko. Ciência da Informação: Origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 1, n. 1, p. 41–62, jun. 1996.
SHU, Wenhao; QIAN, Wenbin; XIE, Yonghong. Knowledge Acquisition Approach Based on Incremental Objects From Data With Missing Values. IEEE Access, v. 7, p. 54863–54878, 2019.
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